Inspired by SURF, Exposition, Portugal

9d9a8bb3-4d50-4a89-982e-988c8011d101

“Para alguns, apanhar ondas é uma religião; para outros, é um desporto – um bom exercício saudável e, afirmam, nada mais. Alguns disseram que se trata de uma forma de arte efémera e transitória. Se o surf é uma arte, talvez seja uma arte marcial, mas no espírito do aikido, a Arte da Paz, usando a força do adversário para o ultrapassar.
É a acção de um homem a gravar uma onda com uma prancha: a onda contrai-se num punho de poder, o surfista entra no tubo para o enfrentar. O músculo relaxa, o punho abre-se e retrocede, o surfista fecha a face escancarada da onda colocando a borda da prancha que dá para a praia num arco de desdém beatífico. Um pouco demais, não? Da perspectiva do surfista artista trata-se de algo mesmo muito belo.”

KAMPION, Drew ; BROWN, Bruce – Stocked: Uma História da Cultura do Surf. Traduzido por Sandra Oliveira. Koln : Evergreen, 1998. P.149

Ver o surf de uma forma cultural é o mote da parceria estabelecida pela Michele Costa ( Oporto Surf Guide) e Filipa Costa ( Surf Leça).
O que se pretende desenvolver com a mostra artística intitulada “Inspired by Surf” é o claro estímulo que a modalidade (e todo o seu estilo de vida saudável e de pleno contacto com a natureza) tem na sociedade contemporânea.
A criatividade em torno desta cultura tem vindo, cada vez mais, a ser reconhecida e vários são os artistas que, estimulados pelo surf, exaltam a sua paixão sob as mais variadas técnicas desde a fotografia, pintura ( quer seja em suportes como a tela ou até os mais característicos materiais técnicos como as quilhas e até mesmo as pranchas), colagem etc.
Num registo informal, a exposição de caracter colectivo pretende associar ao estilo descontraído, tão característico do surf, temáticas como a meditação e o yoga.
Artistas : A bee by Anabela Marques, Bart by Ana Lisa, Carolina Vieira Neves, Catarina Machado,C R Lima, Edgar Pereira, Elena Grib, Filipa Costa, João Pedro Rocha, Marisa Vinagre, Pedro Cachapuz, Porto in Patterns by Ana Pinto, Surf and the City by António Tedim e José Manuel Ferreira, Tó Mané.

Data: Sábado, 10 de Dezembro das 15H30 às 19H30

Local: Surf Leça ( Av. Liberdade, 44 Leça da Palmeira)

Patente: 10 de Dezembro de 2016 a 10 de Fevereiro de 2017

Apoio: Fish Surf School, Fish Surf Shop, Surf Market, 365 – O surf é mais que uma onda, União de Freguesias Matosinhos – Leça da Palmeira e Tomanephotos.

Patrocinadores: Combi e Conservas Ramirez